A Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo foi fundada em 1499. Situada no local onde hoje existe a sua sede social, na atual Rua Teófilo Braga (antiga Rua dos Carvoeiros), onde existia a confraria da Irmandade dos Fieis de Deus.
A Misericórdia de Montemor-o-Novo foi criada pelo fidalgo Ruy Mendes Gago, juiz da Confraria dos Fiéis de Deus, mais tarde Confraria de Nossa Senhora da Misericórdia.
Sendo a Misericórdia administrada por um Provedor, doze Mordomos e um Escrivão, o fidalgo Ruy Mendes Gago foi o primeiro Provedor da Misericórdia de Montemor-o-Novo, assim, como o primeiro Irmão. Foi também este fidalgo o primeiro benfeitor da nossa Misericórdia, juntamente com a sua esposa Beatriz Fernandes, mandando instituir, em 1513, uma Capela e deixando todos os seus bens à Instituição para a construção da Igreja da Misericórdia, a partir dessa Capela.
Depois do seu primeiro benfeitor, muitos foram os que se seguiram e passados 520 anos de existência a Misericórdia de Montemor-o-Novo caracteriza-se pelo espírito de solidariedade, de ajuda aos doentes e carenciados, tendo em conta a defesa dos valores Cristãos e o sentido de Humanidade.