- Detalhes
- Categoria: Instituição
Consiste na contínua satisfação dos clientes/utentes por meio da melhoria contínua. A Focalização no cliente/utente é um dos fundamentos da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo, no respeito dos valores definidos, contribuindo com a sua missão e visão para:
- Garantir o direito à privacidade, confidencialidade e sigilo dos clientes/utentes, familiares e colaboradores;
- Promover a qualidade de vida e garantir a segurança dos clientes/utentes;
- Proporcionar serviços permanentes e adequados à problemática biopsicossocial das pessoas idosas;
- Privilegiar a interação com a família e/ou significativos e com a comunidade;
- Promover estratégias de reforço de autoestima, de valorização e de autonomia pessoal e social;
- Fomentar a inovação, a criatividade e a gestão participada de forma a melhorar continuamente a eficácia dos processos e do sistema de gestão de qualidade.
- Detalhes
- Categoria: Instituição
Princípios da Doutrina Cristã; Justiça Social; Equidade Social; Sustentabilidade; Focalização no Cliente/Utente; Humanismo; Dignidade; Valores Morais; Trabalho em Parceria; Ética; Integridade Social; Inovação; Privacidade; Confidencialidade; Sigilo.
- Detalhes
- Categoria: Instituição
Igreja da Misericórdia
Séc. XVI-XVIII
Fundada no inicio do século XVI, pelo casal Ruy Mendes Gago e a sua esposa Beatriz Fernandes.
A Igreja da Misericórdia tem um pórtico de mármore em estilo Manuelino e no seu interior, escultura em alabastro, do século XVI, representando Nossa Senhora da Piedade.
A atual capela-mor foi acrescentada no século XVIII, tendo um conjunto de decorações em talha dourada dessa época.
A Igreja tem anexa, do lado Poente, a Sala do Despacho com pintura seiscentistas e talha dourada do século XVIII e o arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia.
- Detalhes
- Categoria: Instituição
Promover respostas sociais de forma sustentada, integrando uma rede de parceiros sociais. Ser um modelo de referência enquanto instituição, aproximando pessoas através da consolidação de afectos, do desenvolvimento humano e de valorização do indivíduo e da qualidade dos serviços prestados.
- Detalhes
- Categoria: Instituição
A Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo foi fundada em 1499. Situada no local onde hoje existe a sua sede social, na atual Rua Teófilo Braga (antiga Rua dos Carvoeiros), onde existia a confraria da Irmandade dos Fieis de Deus.
A Misericórdia de Montemor-o-Novo foi criada pelo fidalgo Ruy Mendes Gago, juiz da Confraria dos Fiéis de Deus, mais tarde Confraria de Nossa Senhora da Misericórdia.
Sendo a Misericórdia administrada por um Provedor, doze Mordomos e um Escrivão, o fidalgo Ruy Mendes Gago foi o primeiro Provedor da Misericórdia de Montemor-o-Novo, assim, como o primeiro Irmão. Foi também este fidalgo o primeiro benfeitor da nossa Misericórdia, juntamente com a sua esposa Beatriz Fernandes, mandando instituir, em 1513, uma Capela e deixando todos os seus bens à Instituição para a construção da Igreja da Misericórdia, a partir dessa Capela.
Depois do seu primeiro benfeitor, muitos foram os que se seguiram e passados 520 anos de existência a Misericórdia de Montemor-o-Novo caracteriza-se pelo espírito de solidariedade, de ajuda aos doentes e carenciados, tendo em conta a defesa dos valores Cristãos e o sentido de Humanidade.